quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LEÇA DA PALMEIRA, FREGUESIA SEMPRE

LEÇA FC É DE LEÇA DA PALMEIRA E NÃO DE UMA FREGUESIA COM OUTRO NOME. TODOS TEMOS DE LUTAR PARA QUE O NOSSO LEÇA FC CONTINUE A SER DE LEÇA DA PALMEIRA

Acabar com Leça? «O Governo de régua e esquadro»

Freguesia deverá ser agregada a Matosinhos. Rivalidades antigas motivam polémica

A reforma da Administração Local promete não ser nada pacífica. É o caso de Leça da Palmeira, a freguesia de Matosinhos que, segundo uma lista da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), deverá ser agregada à sede de concelho.

«Somos a quinta maior freguesia no país a ser extinta, vão extinguir uma freguesia com 18500 habitantes, cinco escolas primárias, uma escola secundária, uma básica integrada... Estão reunidas as condições para lutarmos até às últimas consequências», afirmou Pedro Sousa, o presidente da junta de freguesia de Leça da Palmeira, em declarações às rádios do grupo Média Capital (M80, StarFM, Comercial).

No Facebook, já foi criado o «Movimento por Leça», onde os defensores da causa se manifestam. Na próxima segunda-feira, pelas 21h00, prometem já realizar uma assembleia popular, «onde serão discutidas as formas de luta a adoptar».

Entretanto, o autarca de Leça da Palmeira também pediu uma audiência com carácter de urgência ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

«Os critérios que foram avançados são ridículos. Em relação à distância à sede de concelho num raio de três quilómetros, se eu mudasse o edifício da junta para o Norte da minha freguesia já não éramos extintos, é uma coisa de 700 metros. Por 1700 pessoas vamos ser extintos. O Governo, de régua e esquadro, lá de baixo de S. Bento, aponta o caminho de quem não tem sensibilidade e não conhece as dinâmicas a nível local. Há um desfasamento total entre a realidade local e o que se passa em S. Bento», disse.

Rivalidades antigas, que até chegam ao futebol, estão na origem da revolta. Em Leça da Palmeira, ninguém quer passar a dizer que vive em Matosinhos.
http://www.tvi24.iol.pt/politica/leca-da-palmeira-matosinhos-freguesias-anafre-pedro-sousa-tvi24/1288564-4072.html

Sem comentários: