sábado, 20 de outubro de 2012

A ingratidão no futebol



A célebre frase do antigo presidente do Guimarães, Pimenta Machado, “No futebol, o que hoje é verdade, amanhã é mentira” retrata fielmente o que se passa actualmente no universo leceiro.
Infelizmente, a competência, o rigor e acima de tudo a seriedade, são elementos que nem todos os seres humanos possuem. A dispensa do técnico Srdjan Slagalo do comando técnico do Leça FC é prova disso mesmo. Este sérvio, que se encontra há mais de 15 anos em Portugal, é um Homem que possui as qualidades acima referidas e com quem tive a honra e a possibilidade de aprender (durante 3 anos) algo sobre o mundo do futebol e de como ele devia ser vivido: de forma séria, honesta e com competência.
No início da época foi dito aos sócios leceiros que este ano teríamos uma equipa de orçamento reduzido, vulgo Low-cost, e bem na minha opinião (há muito tempo que defendia este tipo de medida e afirmei-o em Assembleia Geral mas na altura houve quem não entendesse tal proposta e até afirmou que eu queria acabar com o futebol sénior…). O objectivo para esta época delineado pela actual direcção foi cumprir o campeonato da III Divisão com dignidade, assumindo a descida natural de divisão, quer pelo desinvestimento, quer fruto da extinção da III Nacional na próxima época (só 2 clubes por série é que não vão descer). Foi com este pressuposto que foi lançado o desafio ao técnico Slagalo, pegar numa equipa de custos reduzidos (há vários jogadores do Leça FC que jogam de borla e por amor à camisola) e lançar jovens da formação tentando obter os resultados possíveis. Recorde-se que o técnico Slagalo era o coordenador da formação e da escolinha de futebol do nosso clube, mas com a venda da formação do Leça FC a uma entidade privada (outro mau negócio do nosso clube mas isso dava outra crónica…) ficou sem funções no Leça FC. Desta forma a Direcção aproveitou para optimizar os recursos humanos existentes na estrutura leceira (recorde-se que o Slagalo é funcionário do clube) e reduziu custos com a estrutura técnica da equipa sénior.
Pois bem, à 5ª jornada o Leça FC tem 3 empates e duas derrotas (2-1 e 2-0) frente a dois candidatos assumidos à subida (Lousada e Aliados de Lordelo). Em termos de resultados desportivos estamos a cumprir com os objectivos delineados no início da época mas acima de tudo basta ver quantos jovens já foram lançados pelo técnico Srdjan Slagalo, só para citar dois exemplo da formação do Leça FC: Pedras (18 anos), Bruno Freitas (19 anos).
No entanto, como referi as qualidades do Srdjan Slagalo entram em conflito com pessoas que, por exemplo, querem mexer na convocatória, pressionam para jogar A em vez de B (talvez porque levaram A para o clube e devem querer tirar dividendos…), levam jogadores para o clube sem consultar a própria estrutura técnica! Mas mais grave se torna, quando o líder do clube nada diz e nada faz para por cobro a este tipo de situações provocadas por dirigentes da própria estrutura directiva!
O trabalho do técnico Slagalo realizado na formação do Leça FC é por demais reconhecido. Recordo que em Agosto de 2007 a formação do Leça FC nem uma camisola tinha para jogar oficialmente (depois do assalto efectuado) e nem directores suficientes havia para acompanhar a 3 equipas (Iniciados, Juvenis e Juniores). Volvidos 5 anos (até à venda da nossa formação) muito daquilo que o Leça FC conseguiu e criou na sua formação deve-o às qualidades humanas e profissionais do Srdjan Slagalo.
No entanto, face a todo este cenário atrás descrito, alguém considerou que o Leça FC tem obrigação de estar nos 6 primeiros e que era necessária uma alteração de treinador! Com tantos problemas que o Leça FC tem e basta recordar: pedidos de insolvência que podem surgir a qualquer momento, sentenças do tribunal contra o Leça FC no caso com o antigo presidente do Leça FC, falta de pagamento aos seniores, falta de pagamento aos funcionários, ausência de receitas (muito contribuiu o facto de agora não termos a escolinha de futebol) e houve quem pensasse que com a mudança do treinador agora é que ia ser! Mais gritante é constatar que nem sequer foi a vontade do presidente mas sim por vontade de alguns iluminados da direcção! O nosso lecinha encontra-se literalmente em estado vegetativo, sem liderança, numa agonia permanente e que temo que possa encontrar um desfecho indesejado por todos nós leceiros.
Infelizmente a ingratidão no futebol é uma realidade… 

Aires Barros - sócio nº 1089

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.O motivo pelo qual vim aqui comentar não é propriamente o conteúdo desta notícia mas sim apenas sobre a situação do Leça Futebol Clube.Nos dias em que estamos ,crise é uma palavra incontornável no nosso vocabulário do dia-a-dia ,contudo neste mesmo clube ja se convive com isso à bastantes anos e por isso não interessava a ninguém , nem a quem la estava ,participar num projecto tão arriscado sem que houvesse regalias para usufruir .Audazes foram aqueles que nesses momentos por amor as cores do clube da cidade impediram com que esse ficasse ao abandono e perante todas aquelas limitações existentes conseguiram abraçar um projecto para futuro,a reorganização das camadas jovens do clube.
Agora que o projecto estava em bom porto e em fase de estabilização, decidiu-se entregar a formação a uma outra organização.Com muita pena minha muitas daquelas pessoas que por boa vontade sempre ajudaram o clube sem pedir nada em troca e que foram responsáveis pela evolução da formação estão a ser afastadas da estrutura organizacional do clube.É muito triste usar as pessoas desta forma e depois deixa-las aparte de algo pelo qual foram responsáveis por fazer.
Quanto ao plantel deste ano dizem que é muito jovem e de baixo orçamento mas uma equipa de futuro.Pois bem no meu entender até pode ser jovem mas isso não significa que sejam provenientes das camadas jovens e sendo assim não trás quaisquer benefícios para o clube no futuro e se as coisas correrem mal este ano não esperem que ninguém fique .Existiam melhores formas de organizar o orçamento por muito baixo que fosse se ao longo dos últimos anos tivessem aproveitado alguns jogadores das camadas jovens , mantendo aqueles jogadores mais experientes e contendo no numero de jogadores do plantel uma vez que cada inscrição custa 250 euros.Acho engraçado que a um jogador vindo de fora são dadas n oportunidades até que uma delas corra bem ,enquanto que a quem é da casa da-se uma e ja se põe defeitos em tudo que ele faz.Mas também não tentemos fazer jogadores do clube de um dia para o outro .Existe sempre um periodo de amadurecimento para o jogador.
Resumindo e concluindo este clube terá que pôr os interesses das pessoas à parte e tentar resolver os seus assuntos e trespassar uma imagem de clube humilde e de grande audacia para o ambiente exterior porque senão será novamente sugado até à última gota.
O Respeito e admiração para com este clube já eu o provei varias vezes mas infelizmente sem grande reconhecimento ou feedback positivo.
Obrigado Sr Aires e grande abraço

JOSE SILVA disse...

PERGUNTEM AO SR,VICE PRESI.PARA O FUTEBOL SENIOR, PORQUE MANDOU O MISTER SLAGALO EMBORA...PERGUNTEM
SO O MISTER TEIMAVA EM POR A JOGAR UM JOGADOR QUE ELES NAO GOSTAVAM....ABRAÇOS