quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Análise da Série B - III DIVISÃO NACIONAL

Este Domingo regressam as emoções dos campeonatos nacionais do futebol não-profissional organizados pela F.P.F. O Leça FC mais uma vez está incluído na série B e os moldes de competição são iguais aos do ano passado, ou seja, sobem 2 equipas e descem 3 equipas aos campeonatos distritais. De seguida apresentaremos uma breve análise dos 12 clubes que compoêm a Série B.
Famalicão - principal e assumido candidato à subida de divisão. Manteve grande parte do plantel e contratou 3 atletas aos vizinhos da Oliveirense (subiu de divisão).
Paredes - Depois de ultrapassados os problemas financeiros que colocaram em risco a existência do clube, as suas contratações passaram pelos compeonatos distritais da A.F.Porto. Tem como objectivo a permanência de divisão.
Joane - Depois de na época passada ter vencido a 1ª fase, acabou por desiludir na 2º fase. Mais uma vez os seus responsáveis ambicionam a subida (não declarada) de divisão. Manteve grande parte da estrutura do ano passado.
Mondinense - Subiu de divisão após ter vencido o campeonato distrital da A.F.Vila Real. Pretende acabar com o sobe e desce constante. Equipa difícil no seu reduto.
Serzedelo - Depois de na época passada ter assegurado a manutenção no último jogo, parte para esta época com uma equipa bem reforçada com elementos vindo da Oliveirense e do Vieira. Talvez possa vir a ser a sensação da prova.
Sousense - Vencedor da Divisão de Honra da A.F.Porto manteve grande parte da equipa do ano passado. Clube estável que paga a tempo e horas. Poderá ser um acrescimo de motivação para os seus jogadores.
Vila Meã - Depois de ter falhado mais uma vez a ambicionada subida de divisão com orçamentos bem acima dos restantes clubes da III Nacional parte com ambições mais contidas. Um lugar entre os 1ºs 6 e depois fazer o melhor possível, são os objectivos dos seus responsáveis.
Rebordosa - Outro clube do concelho de Paredes que viveu tempos de instabilidade no início desta época. Terminado o protocolo com o Paços de Ferreira foi recutar vários atletas dos vizinhos Paredes e Aliados de Lordelo. Um lugar nos 1ºs 6 é o principal objectivo.
Candal - A equipa gaiense viu sair vários atletas com valor para divisões superiores. A sua formação costuma abastecer a equipa sénior e este ano não será excepção. A manutenção é o principal objectivo.
Oliveira do Douro - Reformulou por completo o seu plantel, tendo contratado 19 jogadores e viu sair o seu atleta de referência, o goleador Correia. Será a 1ª experiência em campeonatos nacionais do seu treinador. Um equipa que actualmente é uma incógnita.
Amarante - No ano passado chegou a sonhar com a subida de divisão. Este ano parte com essa ambição conseguindo manter grande parte do plantel e assegurando vários atletas ex-juniores do Guimarães.
Leça FC - Sabemos que o nosso clube continua a viver dificuldades financeiras e poderá ser a grande barreira durante a presente época. O nosso título será a resolução dos problemas estruturais que há vários anos assombram o futuro do nosso clube. Contudo, no aspecto desportivo o jovem treinador, Filipe Ribeiro, tem um plantel com valor para lutar pela vitória em todos os jogos. Se o Leça FC conseguir assegurar uma estabilidade mínima financeira durante a presente época, estou crente que poderemos fazer um campeonato engraçado (como dizia o Artur Jorge, antigo treinador do Porto).

1 comentário:

Leceiro disse...

Parabéns pela análise, Aires, está muito sucinta e bem estruturada.

Acrescentaria apenas o seguinte:

O Serzedelo e o Famalicão na teoria, possuem os melhores planteis da série B.

O Joane perdeu a sua grande mais valia, o treinador Paulo Rafael.

O Oliveira do Douro perdeu os seus melhores jogadores, o goleador Lobo (aos 40 anos continua a facturar), o Pilhas, o Zé Tiago, o Lucas e o Correia (este passou grande parte da temporada passada no banco). É talvez, a equipa mais fraca em termos de plantel, a par do Paredes.

O Rebordosa mesmo com vários problemas, reforçou-se muito bem, com vários jogadores experientes e é um candidato sério na minha perspectiva.