quinta-feira, 1 de março de 2012

E ASSIM INICIARAM-SE 100 ANOS DE HISTÓRIA...(PARTE 1)

 O Leça Futebol Clube foi fundado em 1912.
O primeiro dado noticioso consta de «O Primeiro de Janeiro» de 3 de Setembro de 1913 "Realizou-se um «match» entre o 1.º team deste clube e o 1° do Portugal F.C. Matosinhos, ficando vencedor o Leça por 8 «goals» a 2. Salientaram-se do Leça F.C., Teixeira Ramos e Menezes. O referee foi imparcial. - O «captain», António Lino.
Dois dias depois, em «O Comércio do Porto», o responsável pelo Portugal F.C. Matosinhos convidava os jogadores do 1.º «team» do seu clube para se apresentarem no campo do Leça F.C. a fim de efectuarem o jogo de desforra com o 1.º «team» leceiro"
.

Como curiosidade, aqui deixamos aquela que foi a primeira equipa conhecida como representativa do Leça F.C.: A. Lino, J. Guerra, D. Lopes, M. Carvalho, A. D'Aquino, G. Queiroz, D. Ramos, A. Menezes, F. Teixeira, J. Santos e F. Ávila. Era guarda-redes e «capitão» de equipa António Lino Moreira, posteriormente transferido para o F.C. Porto, onde chegou a internacional.

Para ilustrar a forma como se competia naquela época, cita-se, por exemplo, uma convocatória publicada no «Jornal de Notícias» de 12 de Setembro de 1913 (sexta-feira): "O «captain» do 1.º team deste clube pede a comparência dos seus «players» no campo do Leixões Sport Clube às 2 horas e meia da tarde de domingo".

Constata-se assim que não havia treinos regulares nem treinador tal como agora é entendido, sendo a equipa convocada e dirigida pelo capitão. Além disso, ser sócio era condição fundamental para se poder representar o clube.

O Leça F.C., era na altura, um clube perfeitamente organizado, competindo regularmente com várias equipas, embora não em provas organizadas pela Associação de Futebol do Porto.

Possuía o seu próprio campo de jogos, conhecido como «campo Hintze Ribeiro». A sede social localizava-se inicialmente no Largo do Castelo n.º 30, surgindo em 1916 como situada na Rua de Fuzelhas, n.º 13.

«O Primeiro de Janeiro», em 19 de Novembro de 1913, noticiava: "Leça F.C. - convidam-se os senhores associados para comparecerem amanhã, quinta-feira, às 8 h. da noite, na sede deste clube no Largo do Castelo, 30, para reunirem em Assembleia, tratando-se de assuntos urgentes e da eleição de um novo secretário. Por isso pede-se que não faltem. O Presidente - J. Menezes".

Uma outra alusão que nos dá a certeza da completa organização do clube é fornecida pelo jornal «O Badalo», antecessor de "O Comércio de Leixões", de 18 de 0utubro de 1914 e que passamos a transcrever: "A Direcção desta importante e útil colectividade acaba de nos comunicar, em amável ofício que nos dirige, que em sessão de 3 do corrente foi resolvido nomear a redacção deste jornal, sócio benemérito, sendo esta proposta aprovada por unanimidade. Surpreendeu-nos a atitude da Direcção do Leça F.C., que muito nos cativa e envaidece...".

A partir de 1916 o Leça F.C. cessou a sua actividade, fruto da saída de alguns dos jogadores mais importantes para outros clubes, o que provocou a desmobilização dos restantes, e também em consequência da participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial.

Em 29 de Agosto desse ano, no «Jornal de Notícias», aparece a convocatória para uma assembleia geral, «para tratar de assuntos de grande importância». Foi, porventura, a reunião de sócios em que se decidiu pela suspensão da actividade futebolística.
Ainda nesse ano, em 12 de Outubro, surge anunciada no mesmo jornal uma «corrida de bicicletas promovida pelo Leça F.C., com o percurso de Leça a Vila do Conde com volta ao mesmo local».

Durante os anos de 1917 a 1921 não existem quaisquer referências ao Leça F.C., sinal evidente de que deixou de realizar as actividades que vinha desempenhando até aí.

De qualquer forma, o espírito leceiro manteve-se vivo, até que ressurgiu em 1922, designado na época como o «ano da reorganização».
FONTE: www.lecafc.com

Sem comentários: